Evento irá reunir representantes de todo o estado para construir políticas públicas a fim de fortalecer o campo e a produção agroecológica

Alagoas sedia nos dias 10 e 11 de dezembro um grande encontro de representantes do meio rural, para debater e construir políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar e da produção agroecológica, em equilíbrio com o meio ambiente.
A 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário reunirá no Centro Cultural do Sinteal, no Farol, em Maceió, os delegados eleitos nos nove encontros territoriais e metropolitano ao longo deste ano, para formular um caderno de propostas a ser entregue ao governo federal.
Os participantes são agricultores e agricultoras, produtores, pescadores, marisqueiras, indígenas, quilombolas, pesquisadores e o poder público, que irão avaliar o que existe e o que precisa ser feito para avançar na produção agropecuária saudável e sustentável, com foco na inclusão social.
A conferência possui como tema o “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, e é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e a Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária.
Os eixos-temáticos que irão nortear as discussões são o papel do Brasil Rural diante da emergência climática, transformação agroecológica dos sistemas alimentares, democratização do acesso à terra, ao território e à água, direitos sociais e bem viver, e participação popular e políticas públicas.
O MDA também irá lançar o Plano Safra 2025/2026 Alagoas, às 15h, no dia 10, no mesmo local. O Plano é uma política de financiamento rural, que oferece crédito com juros subsidiados para apoiar produtores.
Confira a programação completa:
- 10 de dezembro
- 15h – Lançamento do Plano Safra
- 18h – Credenciamento e jantar dos(as) delegados(as)
- 19h30 – Abertura oficial
- 11 de dezembro
- 09h – Leitura e aprovação do Regimento Interno
- 10h – Palestra de abertura
- 11h – Grupos de debate
- 13h – Almoço
- 14h30 – Grupos (continuação)
- 15h30 – Plenária e aprovação das propostas
- 16h – Eleição dos delegados para a etapa nacional
- 17h – Encerramento